vendredi 21 mai 2010

Carta à Promessa(Agosto de 1993),

Destinatário: para Juliana que serei, com carinho, da sua criança.
Agosto, 1993




Faz frio.
Tudo dorme.
O escuro adormece o mundo, menos os caranguejos... que moram no chão debaixo da cama da minha mãe e do meu pai mas só quando não há luz.
Eles estão vindo agora.
Mas quando chegam perto de mim, vão embora.
Talvez, eles também sintam medo ou teçam planos noturnos de caranguejos, contra humanos.
Minha mãe diz que eles não existem: "É sua imaginação, minha filha. Reza que passa!"
Não conto mais nada também! Aprendi assim a guardar segredo comigo mesma. E só você sabe o que eu não te escrevo nesta carta, só você.
Que bom que agora também está acordada, não me deixa sozinha nessa casa...

- Tá tudo bem, eu tô aqui. Só são caranguejos noturnos: aprenda a ouvi-los! Eles não tem planos contra humanos, apenas estão nadando.
- Nadando?
- É, o escuro é o lago, olha! De noite, ficamos todos de baixo d'água, foi o que aquele ali me disse.

Eu lembro que na primeira vez que você veio, eu tinha o mundo em mim e caranguejos-mergulhadores, por mais sem importância que  isso possa parecer pro Tudo.
Mas você me ensinou que o Tudo, na verdade, cabe num cílio. Daqueles que a gente finge que é jangada-etérea e sopra longe para ajudar que ele volte pra sua distante água-viva-natal.
Mudando de assunto, etérea é palavra tão bonita,né?

Você disse que quando os caranguejos voltassem, pra não rezar não mas te escrever uma carta que ai, você viria para gente se divertir no nosso escuro de baixo d'água com caranguejos- mergulhadores que tanto sabem nadar - descobri que também bóiam!- e,alias, estão te mandando um beijo-beliscado.
Cadê você? Anda logo, antes que a escuridão seja pintada e os caranguejos com ela durmam.

Plano J:
Por que você não casa com o Tempo?
pra nunca mais ir embora daqui ou eu nunca mais daí voltar!


com carinho,


da sua criança-Juliana, Agosto de 1993.

3 commentaires:

  1. Minha doce Ju, o tempo já é seu amigo, amante, irmão. Dele você tem todo e tudo a todo instante, a cada pausa, a cada compasso. Mas se você com ele se casar será dele pra sempre...e as vezes é bom que ele passe ou se esqueça....

    grande beijo

    RépondreSupprimer
  2. que lindo!!
    é verdade, mas esse negócio de casar com o tempo e ser pra sempre dele foi uma idéia da minha criança,não minha! rs XD

    RépondreSupprimer
  3. Belíssima epístola entre duas amigas inseparáveis. Espero que elas ainda se falem com frequência. Bjbjbjbj

    RépondreSupprimer