mardi 28 juillet 2015

28 de julho ou Sol da meia noite



Diário de férias


Sendo pássaro:
asas abertas de azulis,
alma espalhada de flores
ou bombom de torpor!
A liberdade de ser brega
de dizer o que se espera,
a liberdade do lugar-comum!
Sendo pássaro:
voo agitado da euforia
da vida leve que nasce
como longanuvem, plim!
A chuva alagalarga o sentir!
O mundo agigantado
de vinte e nove vazios...

Ah! O sexo do Vento
com meus pensamentos
invadidos de vontades
de experienciar a existência!
Pôr do sol com bicicleta,
boina vermelha, coração, giros
em Montevidéu,
Livros devorados, filmes esperados,
 exposição sobre Picasso,
ou Chagall com La Fontaine!
Amigos, Teatros, Planetário, Arpoador,
patins na Lagoa Rodrigo de Freitas,
beijos apaixonados com gargalhadas
na Ilha do Governador!
Nuvens em nossos olhos a brincar
 de sonhos sem cessar!
A louca lua fosforescente
entorta o tempo para nós:
um segredo ilumina o escuro...
Os pássaros dançam plenos
Os pássaros dançam plenos
do sol da meia noite!
O amor se espalha... 
A alma em neon na madrugada!
Você pode sentir?
Como caber em mim?
Como caber em mim?
Brotam flores de botas,
cartão-postal da minha alegria!
Mas a palavra alegria não diz
aquilo que vibra em mim,
como se diz?


Ah, a corda bamba da euforia agita
tintas nunca antes vistas, outra vez!
Roda gigante gira debaixo do Mar!
As crianças sabem: hoje,
nascem os filhos dos ovos azuis
e os ventos ninam abandonos!
Três vaga-lumes invadem
o céu da minha boca!
A cidade enfeitada de pequenas esperas,
bandeirinhas da Festa de Santo Antônio...
Incendeio o capítulo Quando Wendy Cresceu,
Giro a Chave do Tamanho!
Nas cidades subterrâneas da tua ausência
brotam rosas, calabouços, ventiladores!
Meu astronauta acena do espaço
E outra vez confessa:
meteoros sonham 28 de
 julho em férias
semponteirosemponteiros
pra crianceira de ser
Feliz!

Você vem?





(Mas no plano de fundo da paisagem,
atrás das pequenas bandeiras enfeitadas,
os azulejos fotografam antigos gritos,
ecos repetidos como se fosse festa.
Na casa  da esquizofrenia,
 não há eufemismos.)
 



(obs.: Fotografias que tirei da Livraria do Centro da Cidade de Montevidéu)

1 commentaire:

  1. Quero continuar voando com você minha flor, seja no Uruguai ou em que lugar que o vento nos levar...
    Te amo

    Diego

    RépondreSupprimer